Acne e Rosácea
Acne e Rosácea – Diferentes tratamentos ajudam a reduzir a acne e melhorar a vermelhidão causada pela rosácea
A acne e a rosácea são dois problemas de pele que atingem muitos adultos e adolescentes. A maioria das pessoas acredita que essas duas doenças são uma só, mas elas têm causas distintas: a rosácea é provocada por um processo inflamatório crônico vascular e a acne é a inflamação das glândulas sebáceas.
Conheça os tratamentos para cada uma delas:
Acne
Dependendo do grau de acne, são realizados diferentes tratamentos para reduzir a oleosidade e formação de espinhas e cravos, que podem ser combinados para melhores resultados.
• Tratamento clínico: uso de medicamentos, cremes e produtos de higiene específicos
• Limpeza de pele: procedimento que ajuda a desintoxicar a pele e remover células mortas e cravos.
• LED: aplicação de uma luz de LED, que tem efeito antibactericida e anti-inflamatório, ajudando a diminuir as lesões e clarear as manchas. Como não gera calor, não afeta os pelos do rosto e barba masculina
• Luz Intensa Pulsada (LIP): esse tratamento promove melhora das lesões inflamatórias, além do clareamento das manchas causadas pela acne.
Rosácea
Trata-se de uma condição crônica, com períodos de exacerbação e remissão, desencadeada por inúmeros gatilhos. Embora a rosácea não tenha cura, existem tratamentos que ajudam a diminuir a inflamação e o aspecto da pele. O tipo de terapia é escolhido conforme a fase da doença.
• Tratamento clínico: uso de medicamentos, cremes e produtos de higiene específicos para a limpeza. O uso de protetor solar também é fundamental.
• Luz Intensa Pulsada (LIP): A LIP é o tratamento de escolha para o estágio eritêmato-telangiectásico (pele vermelha), pois atua na hiperreatividade vascular a que a rosácea está relacionada. O tratamento permite redução no fluxo sanguíneo, nas telangiectasias (vasinhos) superficiais e na intensidade do eritema.
É importante lembrar que a escolha dos tratamentos é avaliada conforme cada caso para obter os melhores resultados.